quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Informativo 1 do Proinfantil/UFRJ

Amigos do Blog do Proinfantil,

Disponibilizamos aqui no blog o Informativo – 1 do Proinfantil/UFRJ, como mais uma maneira de socializarmos nossas informações a todos os participantes do Proinfantil no Rio de Janeiro.
Utilizem o espaço do blog para realizarem os comentários a respeito do Informativo – 1.
Um abraço a todos,
Equipe Proinfantil/UFRJ


INFORMATIVO 1



CAROS INTEGRANTES DAS AGÊNCIAS FORMADORAS (AGFS):

Este é o primeiro informativo da equipe da UFRJ para os integrantes das AGFs. Temos mantido uma comunicação por e-mail, mas há aspectos gerais que necessitam ser informados a todos. Com o Módulo I finalizando, muito aprendemos. Vários ajustes foram sendo feitos ao longo do percurso e cada AGF e município tem dado o seu tom ao trabalho realizado. Precisamos socializar as ações, aprender uns com os outros e ajustar o que for necessário para aperfeiçoarmos sempre.
Este informativo tem como objetivo discutir cada ação prevista no calendário, cabendo a AGF ler com a equipe de PFs e de TRs e buscar formas de diálogo com as ações que vêm sendo realizadas.


1- Formação de tutores e de professores formadores – Encontros Estaduais

Organização: equipe da UFRJ, consultores da área e ATPs
Quem participa: os organizadores e equipe da EEG, coordendores das AGFs, APEIs, PFs e TRs.

Acontecem antes de cada Módulo e têm como finalidade trabalhar alguns temas que serão desenvolvidos ao longo das 8 unidades.
Nas 32 h que compõem este momento não é viável abordarmos todo conteúdo do Módulo e de todas as áreas. Procuramos, então, selecionar alguns que julgamos fundamentais. Entendemos ser necessário o aprofundamento das questões que cada Módulo suscita.Para isso, cabe a organização de grupos de estudo nas AGF’s.
Optamos por fazer junto a formação de TRs e PFs nos dois primeiros Módulos para proporcionar uma integração da equipe de cada AGF e também para discutir concepções que julgamos fundamentais à Educação Infantil e à formação de professores de Educação Infantil. É função da universidade proporcionar a partilha destas questões básicas a todos, independentemente da área em que atuam, porque todos somos formadores de professores de Educação Infantil e precisamos estar afinados na forma de ver esta primeira etapa da Educação Básica e suas especificidades.
Observando a matriz curricular (em anexo- ver Guia Geral) do programa podemos perceber a proposta de se buscar um núcleo integrador entre a Matriz Curricular da Base Nacional do Ensino Médio e a Matriz Curricular da Formação Pedagógica. A integração só é possível quando se tem construída uma base comum.
Na Formação Pedagógica os módulos são assim organizados:
Módulo I – Educação, Sociedade e Cidadania.
Módulo II – Infância e Cultura: linguagem e desenvolvimento humano.
Módulo III – Crianças, adultos e a gestão da Educação Infantil.
Módulo IV – Contextos de Aprendizagem e Trabalho Docente.

Nossos encontros de formação, que antecedem cada módulo, terão estes temas como base e também procuraremos garantir discussões sobre:
1- as áreas temáticas da base nacional do Ensino Médio, com os professores formadores;
2- o processo de formação dos cursistas e os instrumentos de avaliação do Proinfantil – provas, registro reflexivo, planejamento, observação da prática, memorial;
3- o projeto de estudos;
4- o desenvolvimento do Proinfantil em cada AGF e seus municípios, com trocas coletivas.
5- planejamento da fase presencial

É importante que cada PF estude o material que diz respeito à sua área para o encontro de janeiro (disponível no site do MEC), faça anotações e leve sugestões.

Estamos em fase de planejar o II Encontro Estadual- sugestões são bem-vindas!

Data do II Encontro Estadual do Proinfantil do Rio de Janeiro: de 11/01 a 14/01/2010
Local: Hotel Windsor Guanabara , Centro, Rio de Janeiro
Horário: das 8h30min às 18h

Dia 15/01- planejamento da fase presencial em cada AGF.

2- Fase presencial- 76 horas ( julho e janeiro)

Organização: coordenador da AGF, APEI e PFs
Quem participa: os organizadores e TRs e PCs
Local: AGF

Este é um momento importante para a equipe de cada AGF.
Além das oficinas e trabalhos com as áreas específicas com os cursistas, é importante haver também um programação para os tutores aprofundarem estudos, discutirem a avaliação dos cursistas, relerem os portfólios etc.

3- Fase presencial intermediária – 10 h antes de cada prova bimestral

Organização: coordenador da AGF, APEI e PFs
Quem participa: os organizadores e TRs e PCs
Local: AGF

Esta fase é mais um momento do cursista estudar com o auxilio de um professor especialista de cada área. Tirar dúvidas e também de poder aprofundar alguns assuntos abordados de forma ligeira nos livros com leituras e exercícios complementares
Para o tutor é também um momento importante de reunião com a APEI para estudos, trocas, falar sobre visitas a creches e pré-escolas etc.

4- Jornadas Mensais

Organização: coordenador da AGF e APEI
Quem participa: os organizadores, PFs e TRs
Local: AGF

Momento em que os tutores vão receber comentários dos PFs sobre as FAMs preenchidas ( o ideal é já ter entregue com antecedência para o PF ler antes), vão trazer dúvidas, sugerir devolutivas. Também serão levantadas questões sobre o acompanhamento dos cursistas, sobre as intervenções dos tutores, sobre as observações das práticas, questões das escolas/creches onde observam a prática etc. È também momento de estudo, leitura e aprofundamento de questões da Educação Infantil e planejamento de ações para ampliar as possibilidades de atuação junto aos cursistas e as creches.

5- Encontro quinzenais

Organização: tutores e APEI
Quem participa: TRs, PCs e pelo menos um PF ou APEI
Local: escola municipal

Estes encontros devem ser planejados pelos TRs com antecedência e o planejamento enviado para a APEI. Os TRs solicitam à AGF oficinas dos PFs aos cursistas. APEI devolve o planejamento com sugestões e possibilidades de oficinas.
Os EQs devem ter um momento de estudos junto aos cursistas e um momento de trocas pedagógicas. Cada TR socializa as devolutivas com os seus cursistas individual e/ou coletivamente, troca as observações da prática, propõe situações de leitura e escrita dos memoriais, pensa junto o planejamento da prática, faz uma dinâmica com os relatos reflexivos. Cabe ao tutor junto as “devolutivas” sugerir atividades, materiais etc.
O cursista tira dúvidas e entrega o caderno de estudos para o tutor corrigir em casa.

6- Provas

Quem faz: Universidade
Quem aplica: AGF
Quem corrige: PFs
Local: municípios ou AGF
(Lembramos que o calendário é Nacional e não pode ser alterado.)

As justificativas de faltas nas provas bimestrais e nas de recuperação devem ser encaminhadas pelas AGFs à EEG. O cursista fará prova especial-PBE mediante a autorização da EEG. A prova especial será feita no próximo EQ de 05/12. Caso algum cursista que fez a PBE necessite de prova de recuperação, deverá fazê-la no próximo EQ do dia 19/12, ou seja, no mesmo dia da PB2.
A PR 2 será realizada em janeiro, no período da fase presencial.






7- Observações

a) Todas estas atividades são de presença obrigatória. Menos de 75% de presença em cada uma delas significa reprovação do cursista e no caso do bolsista ( TR e PF) o corte da bolsa;
b) Os casos de Coordenadores, APEI, PFs, TRs e PCs que não cumpriram esta carga horária precisam ser encaminhados à EEG ( com cópia para a UFRJ);
c) É atribuição do bolsista (TR) fazer o plano mensal de suas atividades e encaminhar à AGF ( com cópia digital para a UFRJ e EEG).
d) Como já estamos no final do Módulo I, solicitamos à AGF a elaboração de um relatório final de avaliação.
e) Deve fazer parte das atividades dos bolsistas um horário semanal de grupo de estudos. A JM já é um destes momentos. Os outros precisam ser planejados e organizados. Há tutores que se reúnem semanalmente em seus municípios. Isso é ótimo!Agora que o programa já está mais engrenado, está na hora de organizar os grupos de estudos. Eles podem ser na AGF e/ou no município e devem ser organizados e orientados pela APEI.

Salto para o Futuro

Amigos do Blog do Proinfantil,

Em primeiro lugar, gostaríamos de pedir desculpas pela inatividade do blog durante todo esse tempo. Porém reafirmamos a existência do blog como um espaço para discussão, formação, informação e divulgação dos assuntos referentes ao Proinfantil no Estado do Rio de Janeiro.
Em segundo lugar, divulgamos as publicações do Salto para o Futuro, programa da grade da TV Escola (canal do Ministério da Educação). O programa é destinado a formação de professores do Ensino Fundamental, Ensino Médio e a temas da Educação Infantil. As informações sobre o Salto para o Futuro encontram-se em

http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/default.asp

Gostaríamos de chamar atenção para as publicações eletrônicas referente a Educação Infantil: Salto para o Futuro: Educação de Crianças em Creches – Ano XIX – Nº 15 – Outubro de 2009. A publicação contém textos de Maria Isabel Pedrosa, Maria Carmen Silveira Barbosa e Sandra Regina Simonis Richter e Zilma de Moraes Ramos de Oliveira. A publicação encontra-se em:

http://www.mandamais.com.br/download/uo5b26112009115740

Desculpem, mais uma vez, pela inatividade, e pedimos que socializem as publicações, o acesso do blog.

Equipe Proinfantil UFRJ